Movimento Doe Fatec

No dia 24 de Outubro, alunos da Fatec Cotia, realizaram uma campanha, em conjunto com a Fundação Pró Sangue, para doação de sangue. A ação faz parte da campanha “Movimento Doe Fatec”, criada por alunos da instituição de ensino. O projeto tem o objetivo não somente amenizar a baixa no estoque do banco de sangue, incentivando o aluno a realizar a doação de maneira isolada. Mas sim de conscientizar o grupo escolar, fazendo-o funcionar como exemplo para para toda sociedade e conscientizando-a sobre a importância da doação de sangue.

No Brasil somente 2% dos brasileiros tem o hábito de doar sangue, fazendo com que grande parte dos bancos de sangue trabalhe sempre com estoque abaixo do estimado.

A ação organizada pelos estudantes da Fatec Cotia contou com uma palestra informativa sobre a importância e sobre detalhes técnicos da doação de sangue, além de disponibilizar transporte (cedido pela Fundação Pró-Sangue) para que um grupo de alunos doadores chegassem até a unidade do Hospital das Clínicas da Fundação.

35 alunos da Fatec Cotia foram doadores, alguns primeira vez, outros já assíduos. Os alunos responsáveis pela campanha, Driely Cristina Briza Rocha e Fernando Luiz Thimoteo, acreditam que o intuito da campanha não é somente a incentivar a doação, mas também promover uma ação de conscientização e de promoção da cidadania, da dignidade da pessoa humana e da valorização à vida na sociedade. A intenção é envolver estudantes, professores e  colaboradores no projeto de doação de sangue, pois uma instituição de ensino superior deve preocupar-se não somente em formar bons profissionais, mas também cidadãos conscientes.

Quem quiser doar em nome do projeto deve se dirigir a uma das unidades da Fundação Pró-Sangue e dizer que está doando para o banco “Movimento Doe Fatec”. Para obter maiores informações, basta seguir a Fan Page no Facebook com o nome “Movimento Doe Fatec”.

Abaixo listam-se alguns dos requisitos básicos para poder doar:

• Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Veja fotos da doação: