Fatec Cotia no Lar Ternura

Entre os meses de setembro e novembro de 2015, alunos da Fatec Cotia realizaram atividades de reforma e de conscientização social na entidade Lar Ternura.

O Lar Ternura foi fundado em 1980, para atender crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais, em regime de abrigo. O Lar é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, destituída de quaisquer vínculos políticos e religiosos. A instituição sobrevive exclusivamente de doações da própria comunidade e de algumas empresas.

"Qualquer tipo de doação é bem-vinda, mas trazer a comunidade para dentro do Lar é um grande desafio, pois as doações de tempo, de trabalho, de envolvimento e de conhecimento são tão importantes quanto os gêneros alimentícios, fraldas descartáveis, material de higiene pessoal e limpeza, remédios e roupas”, afirma a administradora do local.

O objetivo do Lar Ternura é promover a habilitação e a reabilitação, a proteção e a inclusão social das pessoas com deficiência, prestando assistência de saúde com qualidade; promovendo sua integração a vida comunitária. A instituição tem como meta ser um centro de referência em educação e cultura, formando profissionais competentes e cônscios de sua responsabilidade social.

De modo a auxiliar o Lar a atingir seus objetivos, um grupo de alunos da Fatec Cotia, sob a supervisão do professor Rodrigo Daniel, realizou ações de reforma e adequação das instalações da instituição. O grupo de alunos se organizou de modo a realizar as ações do modo mais rápido e que menos prejudicasse o funcionamento da casa.

A manutenção de calhas e telhas e a reforma para a adequação de uma sala de terapia ocupacional estão entre as melhorias realizadas pelo grupo de alunos da Fatec Cotia. Além das reformas, os alunos organizaram uma confraternização para a inauguração da sala de terapia ocupacional. A confraternização foi também um estímulo à socialização dos moradores do Lar.

Para a realização do projeto, foi necessário um ótimo entrosamento do grupo de alunos, além de um grande exercício de gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Os membros do grupo além de organizar o projeto e trabalhar em sua execução, foram também doadores e solicitadores de doações no município de Cotia.

“Motivação e satisfação de poder ter ajudado uma instituição com muitas necessidades. O fato do grupo ter abraçado a causa e se esforçado em conjunto mostra que, com pequenas atitudes é possível fazer a diferença na vida de outras pessoas”, esta é a mensagem que o grupo de alunos da Fatec Cotia deixou sobre a realização da ação no Lar Ternura.

Veja fotos de antes, depois e durante reforma:

Antes da reforma

Alunos durante a reforma