Pular para o conteúdo

Desenvolvimento de Software Multiplataforma

O Tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma projeta, desenvolve e testa software para múltiplas plataformas, aplicações em Nuvem e Internet das Coisas. Seleciona e aplica conceitos, métodos e tecnologias de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Segurança da Informação e Inteligência Artificial, propondo soluções tecnológicas. Realiza análise estatística de dados para apoiar a tomada de decisão. Coordena projetos e equipes de desenvolvimento de software.

Assim, as áreas de trabalho preferenciais para:
  • Em comércio ou serviço;
  • No próprio negócio;
  • Generalista em empresas menores;
  • Especialista em empresas maiores.
O Curso Superior de Tecnologia Desenvolvimento de Software Multiplataforma do eixo tecnológico Informação e Comunicação oferece disciplinas como Matemática para Computação, Álgebra Linear, Redação Técnica e Ética Profissional e Patente, Metodologias Ágeis para Gestão de Projetos de Software, Inglês, além de conhecimentos mais específicos da área como: Algoritmo e Lógica de Programação, Programação para Desktop, Programação para Dispositivos Móveis, Programação para Web, Experiência do Usuário, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Internet das Coisas, Banco de Dados e Engenharia de Software. O conteúdo do curso prepara os alunos para desenvolver software para diversas plataformas, tais como Web, Desktop, Móvel, em Nuvem Internet das Coisas, empregando conceitos de Segurança da Informação e Inteligência Artificial, além de integração e entrega contínua de software, visando desenvolver soluções de software que atendam os critérios de qualidade exigidos pelo mercado.

O tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma projeta, desenvolve e testa software para múltiplas plataformas, aplicações em Nuvem e Internet das Coisas. Seleciona e aplica conceitos, métodos e tecnologias de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Segurança da Informação e Inteligência Artificial, propondo soluções tecnológicas. Realiza análise estatística de dados para apoiar a tomada de decisão. Coordena projetos e equipes de desenvolvimento de software.

O profissional Desenvolvimento de Software Multiplataforma pode atuar em grandes empresas, como especialista ou gestor; em empresas menores, com perfil de atuação mais generalista; por conta própria, no modelo autônomo, bem como empreender e criar sua própria empresa. Pode atuar também em Organizações não-governamentais, Órgãos públicos e Institutos e Centros de Pesquisa. Assim como outros segmentos que demandam um tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, tais como comércio e serviços.
­
­