Pular para o conteúdo

Gestão da Produção Industrial

O Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial trabalha para melhorar a qualidade e a produtividade de uma indústria, atuando no planejamento das atividades, no controle da produção, na criação e no teste de produtos. Pesquisa e identifica oportunidades de negócios e novas tecnologias de produção assim como coordena equipes para aperfeiçoar processos e a logística. Elabora os planos de manutenção de máquinas. Define a localização dos setores e dos equipamentos de uma empresa de acordo com as normas técnicas e de segurança. Acompanha a qualidade dos processos e dos produtos, além de definir como será feito o descarte de resíduos industriais, segundo a política ambiental. Está mais focado na gestão, enquanto o tecnólogo em Produção Industrial ocupa-se da parte mais técnica, dos processos produtivos, das máquinas e ferramentas. Os cursos são oferecidos em unidades localizadas em importantes polos industriais de São Paulo.

Assim, as áreas de trabalho preferenciais para:
  • Em indústrias no comércio;
  • Na direção do próprio negócio;
  • Na prestação de serviços de assessoria e na pesquisa tecnológica.
No curso, o aluno estuda assuntos como planejamento e controle da produção industrial, logística de entrada de matéria-prima e distribuição dos produtos acabados, gestão ambiental, gestão de estoque e criação de produtos, além de administração, direito empresarial e inglês. Cálculo, matemática financeira e informática são importantes para o aprendizado da maior parte das disciplinas do curso.

A graduação tecnológica em Gestão da Produção Industrial tem como objetivo formar alunos capacitados para alavancar a qualidade e a produtividade em organizações industriais.

O curso visa preparar profissionais altamente qualificados para identificar e estudar oportunidades de negócios, coordenar equipes de produção, diagnosticar e otimizar fluxos de materiais e organizar a logística industrial.

A grade curricular foi elaborada para desenvolver também o domínio e a aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental.

Em empresas, como empregado ou prestador de serviços, pode atuar na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional.
­
­